Que escritor nunca se sentiu culpado ao assistir a filmes e séries quando deveria estar escrevendo? Que tal aplacar a consciência pesada assistindo a filmes protagonizados por escritores?

Que escritor nunca se sentiu culpado ao assistir a filmes e séries quando deveria estar escrevendo?
Bem, que tal aplacar a consciência pesada assistindo a filmes protagonizados por escritores? Assim você estará de algum modo se aprimorando como autor enquanto dá uma “escapadinha” das obrigações.
Eis então cinco filmes protagonizados por escritores:
- Capote (Capote, EUA, 2005). Em atuação premiada com o Oscar, Philip Seymour Hoffman (1967-2014) interpreta o escritor norte-americano Truman Capote (1924-1984) durante a pesquisa e escrita da obra-prima A Sangue-Frio (1966). O assassinato de uma família em uma cidade do interior do Kansas lança Capote em uma jornada literária e moral. Um filme para se aprender como as fronteiras entre a ficção e não-ficção são mais fluidas do que se imagina.
- Meu Ano em Nova York (My Salinger Year, EUA, 2020). Uma aspirante a escritora começa a trabalhar em uma agência literária que tem entre seus clientes o recluso escritor J. D. Salinger. Em meio a percalços de trabalho e de relacionamentos, ela terá que decidir entre a vocação e uma vida “comum”. O filme mostra como uma carreira literária não depende apenas de talento, mas de coragem e persistência.
- O Mestre dos Gênios (Genius, EUA, 2016). Baseado em livro de A. Scott Berg, o filme mostra a relação conturbada do escritor norte-americano Tom Wolfe com seu editor, Maxwell Perkins. Em meio a conflitos criativos e uma vida pessoal conturbada, Wolfe aparece aqui em linhas tragicômicas. Uma boa lição sobre esta figura de bastidores, o editor — sem a qual muitos escritores jamais teriam tido uma carreira.
- A Metade Negra (The Dark Half, EUA, 1993). Adaptação da obra homônima de Stephen King. Um escritor, Thad Beaumont (Timothy Hutton), decide “matar” o pseudônimo que o tornou famoso, George Stark. Mas o autor imaginário adquire vida e decide ajustar as contas com seu criador. Como Thad logo descobrirá, Stark é astuto… e cruel. Um filme que põe em relevo como o inconsciente, uma de nossas maiores ferramentas como escritores, também pode trabalhar contra nós.
- Janela Secreta (Secret Window, EUA, 2004). Também baseado em obra de Stephen King, o filme conta a história de um escritor que se isola em uma cabana para escrever. Logo ele passa a ser ameaçado por um homem que o acusa de lhe ter roubado uma história. O plágio é uma temeridade a que todo autor está sujeito e este filme leva ao limite os percalços decorrentes disso.
E você? Já viu alguns desses filmes? Que outras películas protagonizadas por escritores você conhece?